domingo, 5 de abril de 2009

GP da Malásia

Foto: Getty Images

Chove, chuva!!

A forte chuva que caiu no circuito de Sepang provocou o encerramento do GP da Malásia depois de apenas 31, das 56 voltas. A bandeira vermelha foi mostrada quando o inglês Jenson Button liderava a prova e, depois de aproximadamente 50 minutos de indefinição, os organizadores confirmaram o piloto da Brawn GP como vencedor.

Foto curioso, após 18 anos, uma tempestade encerrou uma corrida de Fórmula 1 antes da distância regulamentar. Desde o GP da Austrália de 1991, quando Ayrton Senna venceu, isto não acontecia.

Chegou-se a cogitar uma relargada, mas a ideia não foi para frente já que a maioria dos pilotos eram contra a relargada. Escolheu-se a última volta antes da bandeira vermelha como o ponto de encerramento, ou seja, a 30ª.

Antes do paralisação, a prova foi marcada por um festival de pit stops, sem que ninguém tivesse idéia do que fazer em termos de estratégia.

Curiosamente, Button não leva dez pontos, mas apenas cinco. Isso porque as regras da Fórmula 1 determinam a necessidade de que pelos menos 75% das voltas programadas fossem completadas para que a pontuação conte integralmente. Isso, na Malásia, significaria 42 voltas. Assim, Button chegou aos 15 pontos na temporada. Rubinho é o vice-líder com 10.

Completam o pódio Nick Heidfeld (BMW) e Timo Glock (Toyota). Rubens Barrichello (Brawn) ficou em quinto. Felipe Massa (Ferrari) foi o nono e não pontuou, assim como Nelsinho Piquet, 13º com a Renault.

A próxima corrida da temporada 2009 da F1 será disputada no dia 19 de abril, na China, às 4h (horário de Brasília), no circuito de Xangai. Até lá...

Nenhum comentário: